Negócios

Startup Desenvolve Moletons “Autolimpantes” e Doa para Pessoas Sem-teto

A cada item comprado no e-commerce da startup inglesa Unhoused, outro é doado para uma pessoa em situação de rua. Recentemente, o co-fundador da empresa, Varun Bhanot anunciou o lançamento de moletons que repelem manchas, chamados de Hope (esperança, em inglês).

A ideia surgiu depois de perceber que as pessoas beneficiadas com as doações não têm como lavar as roupas sujas com frequência, e precisariam permanecer com as peças limpas por um período mais longo.

Bhanot e seu sócio, Anisha Seth, desenvolvera uma nanotecnologia própria, chamada Freshtech, que é aplicada aos tecidos. Com isso, sujeira, líquidos e manchas se desprendem da superfície sem aderir ou encharcar a roupa. Isso mantém a peça seca, limpa e sem odor. Os sócios também acreditam que a tecnologia pode tornar a roupa mais sustentável, uma vez que pode ser usada por mais tempo antes de precisar ser lavada, economizando água.

As blusas podem ser compradas por qualquer um no site da Unhoused, mas o foco é ajudar os sem-teto. O preço regular do moletom é 125 libras (cerca de R$ 665, na cotação atual), mas está com preço reduzido de lançamento por 70 libras (R$ 372). A peça está disponível nas cores cinza, preto e azul e é unissex.

A startup diz que a tecnologia é antimicrobiana e livre de germes, além de reduzir em 99,96% o nível de crescimento de bactérias. O suor também foi uma preocupação dos empreendedores: ao invés de absorver no tecido, a superfície interna também repele o líquido, que geralmente causa o mau odor.

A blusa Hope ainda pode se molhar na chuva, mas a startup garante que seca 40% mais rapidamente do que o normal.

Em entrevista ao site norte-americano Springwise, Seth disse: “726 pessoas sem-teto morreram no Reino Unido no ano passado – principalmente devido ao rigoroso frio e sono prejudicado. Por isso, chamamos nossos moletons de ‘esperança’, porque acreditamos que podem ser revolucionários para o futuro das roupas e nos ajudar a mudar a forma como pensamos em colocar um fim a essa epidemia.”

A filosofia do site se assemelha ao conceito “one for one” (um por um), criado pelo norte-americano Blake Mycoskie, fundador da TOMS Shoes, que além de doar um produto a cada venda, convida os compradores a participar do processo.

Fonte: Grandes Empresas Pequenos Negócios