Economia

Fiscalização da Bagagem de Mão Será Intensificada a Partir de Amanhã

A partir do dia 10 de abril, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) iniciará uma campanha de orientação aos passageiros em voos nacionais em relação à bagagem de mão, visando agilizar o fluxo nas áreas de embarque, evitar atrasos e proporcionar maior espaço para todos os passageiros.

Segundo a ABEAR, 15 aeroportos brasileiros participarão da iniciativa. Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de adaptação, para que em maio possam ser implementadas regras mais estritas em relação às bagagens de mão.

A princípio, a fiscalização será feita por uma empresa terceirizada, que terá a responsabilidade de filtrar das bagagens de acordo com a dimensão e quantidade de volumes permitidos por cada companhia – tudo isso antes do embarque. 

As malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.

Bagagem de mão é aquela que pode ser levada junto ao passageiro durante a viagem. Cada companhia aérea tem suas restrições em relação ao peso e volume da mala e cumpre exigências em relação a itens permitidos e proibidos na bagagem de mão

Segundo as regras da ANAC, em vigor desde maio de 2017, a bagagem de mão pode pesar até 10 kg e o seu volume deve ser definido por cada companhia aérea. Para evitar transtornos na hora do embarque, prepare sua mala com cuidado e consulte as tabelas abaixo para saber exatamente os pesos e as medidas permitidas:

Fonte: Skyscanner