Operações, Polícia

Polícia Federal Faz Buscas e Apreensão em Endereços Ligados a Gilberto Kassab e Inclui o Rio Grande do Norte

A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (19/12) mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, em São Paulo e no Rio Grande do Norte. A operação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), é consequência de delação de um executivo da JBS. De acordo com ele, o político teria recebido propina de R$ 350 mil por mês em 2009, quando era prefeito de São Paulo.

Estão sendo cumpridos oito mandados de busca. Segundo a PF, as vantagens teriam sido solicitadas ao grupo empresarial do ramo dos frigoríficos em troca da defesa dos interesses do conglomerado, bem como para direcionar apoio político na campanha presidencial de 2014.

As investigações revelaram ainda que parte dos recursos teria sido encaminhada para a campanha de um candidato ao Governo do Rio Grande do Norte e a um deputado federal, ambos eleitos naquele estado. Suspeita-se que os valores eram recebidos por empresas, através da simulação de serviços que não foram efetivamente prestados e para os quais foram emitidas notas fiscais falsas.

Aproximadamente 40 policiais federais dão cumprimento aos mandados de busca e apreensão, sendo seis  no estado de São Paulo e dois no Rio Grande do Norte. São investigados os crimes de corrupção passiva e falsidade ideológica eleitoral.

Fonte: Metrópoles