Educação, Prefeitura

CMEI Professora Fernanda Jales Inaugura “Hall da Fama” com Escritores Potiguares

O CMEI Professora Antônia Fernanda Jales inaugurou nesta terça-feira (04), o “Hall da Fama Literária” com a presença de escritores potiguares. A atividade faz parte do VI Festival Literário promovido pela unidade de ensino localizada no bairro do Pitimbu.

Com o tema “Era uma vez, duas e três.. lendo me encanto, encantado me encontro” o evento reúne trabalhos de todas as turmas com fotos, desenhos, colagens, maquetes, poesias e contos criados nas atividades didáticas com os alunos.

O trabalho de literatura começou desde 2013, quando foi percebida nas crianças a curiosidade e o desejo de ler, de folhear os livros, de se encantar nesse mundo da leitura. Começou com uma pequena mesinha na entrada com os livros e com a intenção de fazer algumas situações de leitura. “Aos poucos nós fomos percebendo a mudança nas crianças e havia aquelas que só queriam brinquedos e aos poucos, percebemos que mesmo com os brinquedos ao lado dela, elas escolhiam os livros. Todas têm um espaço de literatura, criamos um ambiente para despertar nelas esse desejo. Hoje nós podemos dizer que nossas crianças são leitoras”, explicou a gestora pedagógica, Danielle Christine de Andrade Queiroz Cunha.

O jornalista Juliano Freire Alves de Souza, com 30 anos de atividade na área e desde 2006 escreve literatura para crianças, participou do evento. Ele é autor dos livros infantis “Ninho de marimbondo”, “Pereira o menino bom de bola” e “Felizardo contra a bruxa”. “Participar deste evento é muito importante porque não é só uma questão do reconhecimento. Estamos em um ambiente que ao olharmos para todas as paredes do pátio, tem personagens, tem escritores, têm histórias que os alunos contam, cenários que os alunos fazem de casas mágicas, então, a criatividade na vida da criança permanece em nós escritores. Continua como uma criatividade para lançar novos personagens, histórias, enredos e eu me sinto honrado de ter meu nome aqui entre outros colegas no hall da fama dos autores potiguares”.

A professora Cláudia Farache Lemos que é assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, acompanha os trabalhos pedagógicos realizados no CMEI Professora Antônia Fernanda Jales comentou o trabalho pedagógico realizado pelas educadoras infantis. “É um trabalho diversificado onde a criança tem a oportunidade de vivenciar as suas várias linguagens e que tem também como um dos pilares desse trabalho pedagógico a questão da literatura.

Após o acolhimento literário os escritores Clemison Senna, Diógenes da Cunha Lima, José de Castro, Juliano Freire, Flauzineide Moura, Marcos Medeiros, Francisco Martins, José Acaci e Junior Dalberto participaram da inauguração do Hall da fama dos autores potiguares na casa literária. A programação segue até a próxima sexta-feira (07), encerando no horário vespertino do festival, com a apresentação da Ciranda Literária da Associação Literária e Artística de Mulheres Potiguares.

Fonte: http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-29617.html