Arte, Música

Semana da Música Traz Série de Concertos Gratuitos até Sábado

Três dias de intensa atividade musical, com concertos, palestras, oficinas e recitais gratuitos em Natal. Assim será a Semana da Música 2018, promovida pela Escola de Música da UFRN. Na programação desta quinta e até sábado, destaque para o concerto da Orquestra Sinfônica da UFRN no Teatro Riachuelo, o concerto O Universo da Música de Concerto, o musical Bye, Bye, Natal, o Conexão África e o Retropicando.

Nesta quinta-feira acontece o concerto Rumo a Roma, da Orquestra Sinfônica da UFRN. Será a única apresentação paga, com ingresso a R$ 40 e R$ 20 (meia entrada e clientes Unimed). O público desfrutará não só do conforto do Teatro Riachuelo, mas de um repertório montado para ser apresentado aqui e ao Papa Francisco, no próximo dia 12 de dezembro. Ou seja, este concerto será a avant première da apresentação ao Santo Padre.

Também hoje (22) acontece o Conexão África, na Escola de Música da UFRN. A apresentação contará com execução de instrumentos tradicionais do continente africano. Karamoto Sanogo, nascido de uma família de gritos na Costa do Marfim, e o moçambicano Micas Silambo, além do grupo potiguar Pau e Lata, comandarão o concerto gratuito, a partir das 19h30 no Auditório Onofre Lopes.

Na sexta-feira (23), O Universo da Música de Concerto trará ao Auditório Onofre Lopes, da EMUFRN, professores da Escola juntos ao Grupo de Estudo de Música Antiga (Gema), o grupo Trompete Arte e ainda o Grupo de Improvisação Livre, todos oriundos da EMUFRN e heterogêneos em suas formações, o que promete mesclar a tradição e a modernidade. O concerto acontece às 19h30 e é gratuito.

Sábado (24) é dia de se conectar ao som da tropicália brasileira, mas a partir de uma releitura sonora e irreverente com dez vozes masculinas do Grupo Vocal Acorde, recriando clássicos do Tropicalismo, que marcou a geração de 70 com nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Jorge Mautner e outros. O concerto Retropicando também acontece no Auditório Onofre Lopes da EMUFRN, a partir das 19h30, com acesso livre.

Também no sábado acontece a encenação do musical Bye Bye Natal. O espetáculo mergulha no ambiente da cidade do Natal da década de 40 durante a Segunda Guerra Mundial. Tem autoria do dramaturgo Racine Santos e do compositor Danilo Guanais, com direção cênica de Diana Fontes. Alunos da UFRN integram o elenco. O musical acontece em duas sessões, às 17h e 19h, no Mezanino da EMUFRN, com entrada gratuita.