Eleições 2018, Mídias Sociais, Política

Vídeo da Discórdia

Proibida pela justiça eleitoral, ainda não se viu nenhuma posição sobre as fake news soltas dentro da campanha eleitoral de 2018, mas não surpreende, em um país em que regras não são obedecidas no dia a dia, elas não seriam obedecidas em 45 dias de campanha eleitoral.

A mais nova fake news diz respeito a um vídeo em que a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, teria falado sobre o PT e a tentativa de homicídio ao candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Cabe ao TRE fiscalizar e punir quem erra, quem age fora das regras.

Os veículos de comunicação de Mossoró publicaram o texto do Padre Francisco Cornélio, que resolveu dar sua opinião e se posicionar politicamente na sua página do Facebook. Aliás, esse é o texto que está sendo repassado por todos os simpatizantes da campanha da senadora Fátima Bezerra. O tom do texto é forte, mas amargo, ressentido. Confira abaixo:

O DESESPERO DE UMA PREFEITA MEDÍOCRE, que carrega em si o status de pior governadora da história do Rio Grande do Norte, de senadora menos produtiva de todos os tempos e, hoje, sabe que a sua forma ultrapassada de fazer política, ainda baseada no sistema de capitanias hereditárias, está chegando ao fim.

Já quase certa de que seu filho não será eleito vice-governador, ela ataca desesperadamente quem sempre esteve ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras do RN.

A saúde e a educação, sobretudo a UERN, sabem o quanto foram duros os quatro anos de gestão Rosalba. Por isso, a chapa ALVES-ROSADO está sendo rejeitada pela população do RN.

A oligarquia Maia já não ameaça mais o RN. O suspiro das oligarquias ALVES-ROSADO está ameaçado no momento, com a tendência de derrota da chapa CARLOS ALVES-KADU CIARLINI. Por isso, a PREFEITA MEDÍOCRE está desesperada, partindo para a baixaria.

Finalmente, o pobre RN está tendo a chance de deixar, definitivamente, de ser capitania hereditária, com políticos eleitos sem necessitar do sobrenome de um clã oligárquico. Fátima, vítima dos ataques e causa do desespero da prefeita, é a única esperança para esse estado, pobre e sofrido, sair do caos. Essa esperança aumenta quanto o assunto é educação/UERN, uma das áreas mais negligenciadas pela prefeita desesperada, quando foi governadora.

#FÁTIMA13 #NemAlvesNemRosados
#RNlivre

Como o padre falou em produção parlamentar, há que se colocar que a senadora Fátima Bezerra está, no ranking dos políticos do congresso, na posição 79 de 81 senadores, e não destinou nenhuma emenda para o município de Mossoró em seu mandato.

Em relação aos textos e publicações sobre o episódio do vídeo, a prefeita de Mossoró emitiu nota, que segue abaixo:

COMPARTILHE A VERDADE

1) O processo eleitoral em curso é o mais importante instrumento de legitimidade da democracia, respeitando principalmente cada cidadão. No entanto, a postagem de conteúdos falsos na Internet tendem a criar dentro do atual processo eleitoral um ambiente não-democrático, tendencioso e faltando com a verdade.

2) Em postagem publicada hoje, dia 16, no Portal Mossoró Hoje, fui vítima de uma fake news (notícia falsa). A matéria diz que em discurso insinuei que o PT tentou matar Jair Bolsonaro. Antes de mais nada, gostaria de lembrar que isso é uma acusação grave. O vídeo está na Internet e mostra claramente que defendo o fim do radicalismo na política. A paz e o debate de ideias é o principal instrumento de defesa da democracia. Portanto, jamais acusaria qualquer partido de um ato tão violento.

3) Gostaria de solicitar às autoridades que monitoram o processo eleitoral que atentem com vigor, nos próximos dias de campanha, para situações como essa, pois elas só tumultuam o processo eleitoral e confundem o eleitor.

4)A fake news fica ainda mais clara quando se observa que o discurso do vídeo não aconteceu na movimentação de ontem, como foi noticiado pelo portal. A candidata Larissa Rosado sequer havia chegado na nossa carreata no trecho em que fizemos o discurso, entre o Conjunto Redenção e o Santa Delmira, assim como o candidato a Vice-governador Kadu Ciarlini que estava ontem na carreata ao meu lado, mas não aparece no vídeo.

5) Por fim, gostaria de deixar um último recado. Em toda a minha trajetória política sempre tracei um caminho de verdade e transparência com o povo. Sempre adotei uma postura de respeito aos adversários dentro do processo eleitoral. E é assim que faremos a nossa campanha até o dia 7 de outubro, quando vamos juntos mostrar que o povo de Mossoró merece respeito, elegendo Carlos Eduardo e Kadu Ciarlini.
ROSALBA CIARLINI