Governo do Estado, Justiça, Meio Ambiente

O IDEMA Que Licencia Obra Governo Com Falhas é o Mesmo Que Trava Enrocamento em Natal

15320432735521199185831.jpg
Aponte seu celular com o aplicativo do QR Code para saber o que está escrito.

Especialistas da área de obras, na área ambiental, chegam a discutir o açodamento do IDEMA em liberar uma obra, como a anunciada pelo Governo do Estado, sem nenhuma obra de defesa costeira para, pelo menos, proteger a falésia formada em toda extensão da Via Costeira, que perde 12 cm a cada ano, de acordo com o estudo do Dr. Venerando Eustáquio Amaro, da UFRN.

Essa mesma velocidade demonstrada no licenciamento do IDEMA, para o próprio estado, não foi sequer pensada na questão do enrocamento em Ponta Negra e nas áreas que se seguem a faixa de praia. A Prefeitura do Natal, por meio da SEMOV, contratou o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA) e esse estudo feito em todo ano de 2016 levantou vários dados importantes para implantar qualquer obra naquela área.

O primeiro dado foi a indicação da necessidade de ampliar o enrocamento por mais 02 Km, depois readequar a drenagem local, para assim evitar perda de sedimento no aterro hidráulico que será implantado como obra definitiva de proteção costeira. Esses dados foram apresentados ao IDEMA em 2017 e até agora nenhuma licença solicitada foi expedida durante esse período de um ano.

Ninguém até agora entende como os técnicos do IDEMA conseguiram analisar o projeto do próprio governo tão rápido, e cheio de falhas, encontradas facilmente pelo Ministério Público Federal; e um estudo completo, que interessa ao povo de Natal para resolver um problema sério, sequer tenha sido analisado para emitir qualquer certidão, autorização. Natal não merece tanto descaso.