Meio Ambiente, Prefeitura

URBANA Fará 7ª Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico

Eletroeletronico

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal – URBANA estará, com diversas secretarias do município, fazendo campanha de conscientização na Semana do Meio Ambiente, de 04 a 08 de junho. Neste período, a URBANA fará a 7ª Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, que contará com 23 pontos de recolhimento, ou Ecopontos.

São eles:
1) Colégio Salesiano, Ribeira;
2) Colégio Dom Bosco, Nova Parnamirim;
3) UNIFACEX, Capim Macio;
4) UNI-RN, Tirol;
5) UERN, na Zona Norte;
6) Escola Kumon, Candelária;
7) Cabo Telecom, Candelária;
8) Miranda Computação, Lagoa Seca;
9) SEBRAE, Lagoa Nova;
10) OAB, Candelária;
11) TCE-RN, Petrópolis;
12) SEMURB, Tirol;
13) Receita Federal, Ribeira;
14) TRT-21ª Região, Lagoa Nova;
15) Procuradoria Geral da República, Tirol;
16) Shopping CCAB Sul, Capim Macio;
17) Praia Shopping, Ponta Negra;
18) Partage Norte Shopping, Zona Norte;
19) Hospital da Polícia Militar, Tirol;
20) UFRN, Centro de Convivência (de segunda a quarta);
21) Ecoponto Fixo Natal Reciclagem, Cidade da Esperança;
22) IFRN Campus Central, Av. Salgado Filho;
23) IFRN Campus Cidade Alta, Av. Rio Branco.

Eletroeletronico 2

Em 2017 foram recolhidas cerca de três toneladas de lixo eletrônico no período da sexta campanha de recolhimento, também na Semana do Meio Ambiente. O que se entende por lixo eletrônico é qualquer equipamento em desuso ou obsoleto e pode ser descartado nas campanhas, como: celular, carregador, notebook, tablet, estabilizador, CPU, TV, monitor, impressora, CD-ROM/DVD, telefone, rádio, caixa de som, relógio, pendrive, ventilador, secador, microondas, fones de ouvido, teclado, mouse, controle remoto, antena, câmera fotográfica, webcam, aparelhos mp3, e diversos outros.

Produtos como pilhas, toners e cartuchos devem ser devolvidos nas lojas em que foram comprados, tendo em vista que este material tem um tratamento diferenciado e com grande potencial de contaminação do meio ambiente. O nome disso é logística e manufatura reversa, onde você devolve o produto comprado em determinada loja para que a empresa que vendeu o produto para o consumidor destine corretamente devolvendo para a indústria, conforme legislação ambiental vigente.

O descarte para grandes geradores, ou empresas com grandes quantidades, deve ser levado ao Ecoponto Fixo da Natal Reciclagem, na Av. Adolfo Gordo, 2279, Cidade da Esperança.

Cuidar do meio ambiente é um dever de todo cidadão, é um ato de cidadania, é um legado gera valor para o planeta e as próximas gerações.