Meio Ambiente

Conhecendo a Cooperativa Transformando no Rio de Janeiro

Transformando 2

Coletar, separar e dar destinação correta aos resíduos sólidos gerados pela nossa sociedade é o trabalho da Cooperativa de Recicladores Ambientais Transformando, situada no bairro do Caju na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

Em meados de 2007, um pequeno grupo de catadores autônomos tomou a iniciativa de unir-se e fundar uma cooperativa visando o reconhecimento dos seus direitos e a sua valorização enquanto trabalhador. Finalmente, em 20 de Julho de 2007 foi legalizada a Cooperativa de Recicladores Ambientais Transformando.

Inicialmente, todos os cooperados recebiam sua cota mensal baseado na quantidade de horas trabalhadas no mês. Tal modelo gerava distorções no processo produtivo, pois, o cooperado que produziu menos acabava recebendo pela produção daquele cooperado que mais trabalhou. Diante disso, o modelo de produção da Cooperativa Transformando vem passando por modificações para atender as suas necessidades. A constante busca por um modelo que viabilizasse o aumento da produção e da renda dos cooperados tornou-se fator fundamental que possibilitou a mudança de um modelo de produção por hora para um modelo de produção individual.

Em Agosto de 2015, contamos com um grupo de 96 cooperados vinculados à cooperativa que recebem a sua cota-parte semanalmente ou quinzenalmente. No entanto, temos algumas funções específicas, tais como: encarregados, auxiliar administrativo, limpeza e outros cargos fundamentais que apoiam a produção. Como não seria possível mensurar a quantidade produzida, estes cooperativados recebem por hora.

A cooperativa busca oferecer oportunidade de trabalho digno e inclusão social para pessoas carentes e ex–detentos. Atualmente, a cooperativa é formada pela união de 100 cooperados que, majoritariamente, residem no bairro do Caju.

Uma das idealizadoras da cooperativa foi Francisca Erica Abreu Carlos, à época catadora, atualmente, exerce a função de presidente da cooperativa, ampliando o negócio de forma gradual.