Turismo

Nova Identidade do RN

O Rio Grande do Norte tem por vocação o turismo, com suas praias, serras e pelas possibilidades de aventura por todo seu território. O governo do estado lança amanhã, 13, no Centro de Convenções, a partir das 18 horas, uma nova identidade turística, o “Tudo Começa Aqui”, que foi elaborada e estudada por uma companhia de marketing intenacional, e segundo o release, não dá para identificar essa empresa e nem o valor pago por esse estudo e eleboração.

Pois bem, diz que o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo foi elaborado por um ano e meio, mas não faz entender, e o release não deixa claro a razão pela qual “Tudo Começa Aqui”. Talvez seja porque há versões que os portugueses desembarcaram primeiro no RN e depois na Bahia. Isso é apenas uma suposição, a identidade pode ter sido inspirada até no livro Tudo Começa Aqui, de Edivânia Freitas, que fala sobre os sonhadores e alcançar sonhos, discurso normal desta gestão.

A interiorização do turismo é uma necessidade identificada há muito anos, e talvez, quem sabe agora, com os diversos empréstimos feitos ao Banco Mundial, através do Governo Cidadão (antigo RN Sustentável) a ideia consiga ser executada. O evento contará com a presença do super secretário Wagner Araújo, que tem sido o nome mais presente nesta gestão de uns meses para cá.

Vê-se claramente que a interiorização do turismo significa para os gestores do estado pouco apoio para Natal, ou nenhum, o que é uma pena, porque um bom e comprometido gestor não olha quem ocupa a cadeira do Executivo, mas o benefício do povo que aqui mora. É muito cômodo cobrar de Natal, numa crise não muito diferente do estado (mas com folha de pagamento em dia), que participe de feiras e tenha stands, tendo em vista que o Governo Cidadão tem sido uma mão na roda para diversas tentativas de ação desta atual gestão. Pelo menos o Governo Cidadão garante boas condições para os representantes da SETUR, enquanto o governo garante as diárias. As únicas perguntas que ficam são: o valor, até agora desses, empréstimos sem fim; como será pago, quando será pago e quem vai pagar a conta total desses valores.

Isso é o Rio Grande do Norte, e se tudo começa aqui do jeito que está hoje, talvez seja melhor nem começar.